O Liverpool surgiu de uma maneira um tanto quanto inusitada. Pode parecer estranho, mas foi graças aos nossos rivais do Everton que os Reds nasceram.

Tudo começou em 1892, com uma discussão entre o proprietário do Anfield, John Houlding e o Everton, que até então mandava seus jogos lá. Aconteceu que os Blues não concordavam com o preço do aluguel do estádio que John queria aumentar em 150% e acabaram encerrando o acordo de jogar no local e se mudaram para o Goodison Park.
Sem equipes que utilizassem sua propriedade, Houlding tomou uma importante decisão: fundar um time. E assim surgiu o gigante Liverpool Football Club.
Sua primeira partida foi um amistoso contra o Rotherham em primeiro de Setembro de 1892, em que McVean marcou o primeiro gol dos Reds, que saíram vitoriosos por 7 a 1. Coincidentemente (ou não) o Everton estreiou no Goodison Park no mesmo dia. Nascia assim uma das mais antigas rivalidades do futebol.
Ainda em 1892, o time participou da primeira competição oficial: a Lancashire League. Logo na estréia goleou os adversários do Higher Walton por 8 a 0. No primeiro ano de vida do time, o Liverpool conquistou seu primeiro título e mostrou a todos que veio para ficar!